domingo, 6 de fevereiro de 2011

Desabafo de Início de Ano





Ano passado tive muitas idéias e vontades, mas muita coisa foi por água abaixo pois estava esgotada. No final do ano tive duas crises de estresse que me levaram ao pronto atendimento. Uma delas me fez perder 2 quilos em um final de semana(mas isso foi o de menos pois estava precisando mesmo - rsrsrs).
Bem, mas para quem não sabe eu sou Auxiliar de Educador em um CEI na prefeitura de minha cidade já tem um ano, e por incrível que pareça levava sim trabalho para casa. Ouvi o ano todo a frase de meus superiores: "-No meu tempo o povo trabalhava, hoje ninguém quer nada com nada". Aquilo foi entrando em minha mente e foi me fazendo um mal tão grande.
Mas nas férias pude parar e refletir:
-Será que eu preciso disso??
-Será que vale a pena trabalhar 8hrs por dia e no meu momento com a família ainda tenho que trabalhar para entregar trabalho no prazo?
-A vida precisa ser vivida desta maneira?

Eu primeiramente me formei em magistério, trabalhei somente em escola infantil, mas quando saí da minha cidade e tive a oportunidade de mudar de área, fiz de tudo um pouco, já fiz bordado, fui recepcionista, trabalhei com telemarketing, trabalhei em agência de RH, enfim, somente quando senti este outro lado, pude perceber o quanto é desvalorizado um professor e principalmente pelos seus próprios colegas de trabalho!
Em qualquer outra área de trabalho você chega em casa e pode viver somente para família, apagar o que fez durante o dia e viver como qualquer outra pessoa normal. Mas infelizmente na educação isto não acontece.
Agora imagine eu com uma pré-adolescente e um bebê de 3 anos em casa, necessitando de atenção total. Foi assim que veio meu estresse.
Mas buscando pelos meus direitos(pois é professor Tb tem os seus) descobri que muita coisa estava errada. Então, este ano vou entrar com mais garra sim, mas pra fazer diferente, me nego a levar trabalho pra casa, até mesmo porque aqui temos direito a hora atividade, que é um dia da semana que temos 3hrs para planejar e realizar nossas atividades extras. Usarei este meu direito e não mais realizarei outras atividades as quais apareciam derrepente... E se não der certo paciência, começo tudo de novo em outro lugar. Pois pra mim em primeiro lugar vem a saúde e nosso bem estar.
Bem, este foi meu desabafo pra vcs, precisava disso para começar o ano mais leve.
Obrigada a quem teve paciência de ler este texto até o final. Um grande beijo e um
BOM DOMINGO A TODOS VCS!!

3 comentários:

  1. Bom dia!
    Amei sua visita!
    O meu sofá é um sonho mesmo, né? Encontrei ele em uma lojinha local daqui onde moro.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, eu também fiz Magistério e sei bem do que vc está falando, mas no meu caso eu não aguentei e mudei de área, me formei em Direito. Mesmo como advogada já me senti desvalorizada, deprimida, achando que tava tudo errado e fora de lugar, mas foi uma fase difícil, toda profissão tem o lado bom e o lado ruim, tem fases de altos e baixos, não é fácil mesmo. Nesses momentos eu rezei mais ainda e pedi pra Deus iluminar meus pensamentos e guiar minhas ações pra que eu não tomasse o caminho errado. Vc parece estar no caminho certo, continue firme, se não der certo onde está é pq não é pra ser, vc está fazendo a sua parte. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sempre é temo de recomeçar Michele.
    Vc faz muito bem repensar esta questão, afinal é o bem estar da sua familia que está em jogo.
    Boa sorte para você amiga!

    Edna

    ResponderExcluir

Comente!
Eu vou adorar!!